segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Profiterolis - Troco (2005)


PROFITEROLIS é uma banda pernambucana cujo repertório é de composições próprias com um trabalho bem autoral. Entenda-se aqui a palavra "autoral" na raiz de sua definição. Uma vez que a banda trabalha suas músicas de forma a terem uma cara e vida própria de maneira que só este hepteto poderia fazer. A proposta musical da banda tem como ponto central a valorização de uma forma musical muito popular: a canção. Qualquer preocupação mais séria de comprometimento com gênero ou estilo definidos vem depois; a única preocupação, portanto, é desenvolver idéias musicais e formatá-las em canções, o que resulta, paradoxalmente, na espontaneidade da música, bem como das letras.
Após participar com sucesso das duas edições do festival No Ar Coquetel Molotov, do Rec Beat 2006 e da terceira edição do Arraial da Tomazina, a PROFITEROLIS lança seu primeiro EP: TROCO. A chegada deste disco é mais comemorada do que nunca entre o público que começa a conhecer melhor a banda, que já tem ganhado inúmeros elogios da crítica recifense. O disco, lançado pelo selo pernambucano Bazuka Discos, chega com quatro faixas que condensam os ritmos e estilos trabalhados pelo grupo. Produzido por Zé Guilherme Lima e pela própria banda no Estúdio Mr. Mouse, o EP TROCO teve em suas faixas participações especiais de O Rafa e Marcelo Campello (Mombojó), Pi-R (Chambaril), Dídimo (Rádio de Outono), Cecília Meira (Srta. Meira), Leo D e William P (Diversitrônica), músicos da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e até do Maestro Rafael Garcia, do festival Virtuosi, tocando violino.
As canções da PROFITEROLIS apresentam bom-humor com certas doses de ironia e sarcasmo, em graus diferentes de doçura. É o que o seu nome sugere. A banda foi batizada com o mesmo nome de uma sobremesa italiana: profiteroles. As letras das canções em geral são sobre relacionamentos e a observação da vida e, assim como o sorvete frio e a calda quente da sobremesa, refletem conflitos, desde aqueles insignificantes até outros com mais significado. A música, por sua vez, tem diferentes elementos: algo de rock, blues, um pouco de samba, alguma coisa de soul e uma tentativa sincera de suingue. Com a intenção de trabalhar ao máximo o que cada canção tem a oferecer, a base rítmica e a construção dos arranjos são um fator importante para a musicalidade da PROFITEROLIS, sem deixar de lado os elementos básicos da canção: melodia e letra.

Nenhum comentário: