
Luciano Magno nasceu em Paulo Afonso, Bahia. Seu pai, o acordeonista e poeta Luiz Tenório o ajudou nos “primeiros passos”, lhe mostrando os caminhos do Chorinho, da Bossa Nova e do Baião. Aos treze anos, Luciano começou a tocar em trios elétricos da região, e, os guitarristas Armandinho e Pepeu Gomes, foram importantes referências para o garoto que era conhecido como “Lu Bahia”.
Aos quinze anos fora estudar no Recife e começou a se preparar para o curso de Engenharia Civil, mas, a música falou mais alto e ele ingressou no Conservatório Pernambucano de Música, e, a partir daí, foi convidado a compor a orquestra da Rede Globo Nordeste para o Festival Canta Nordeste, ao lado de grandes maestros e músicos do Recife.
Esta experiência lhe trouxera inúmeros benefícios, pois no festival se apresentavam grandes representantes da cultura nordestina (e por que não dizer, brasileira).
Ainda por intermédio da Globo Nordeste, foi convidado para participar de um especial de Natal da apresentadora Xuxa Meneguel, gravado em Nova Jerusalém (PE), no ano de 1995. Desse contato, surgiu o convite para gravar com a apresentadora no CD “Boas Notícias” com a produção do Michael Sullivan.
Entre suas atuações mais significativas no panorama fonográfico brasileiro, podemos destacar os discos de: Alceu Valença, Dominguinhos, Fafá de Belém, Xuxa, Nando Cordel, Naná Vasconcelos, Amelinha, Hermeto Pascoal, Geraldo Azevedo, Adilson Ramos, Alcimar Monteiro, Jorge de Altinho, entre tantos outros.
No cenário internacional, Luciano conta com a experiência de ter tocado em vários festivais na Europa acompanhando artistas como: Elba Ramalho, Naná Vasconcelos, André Rio e Cristina Amaral.
Participou do Montreux Jazz Festival, na Suíça, por três vezes (1999/2000/2001). Fez show instrumental em parceria com o percussionista Naná Vasconcelos no Percpan em Paris (2000). Em 2001, participou de um tributo a Luiz Gonzaga em Festivais de Milão e Zurique.
Luciano tem realizado workshops e oficinas de Música no Nordeste e também tem se dedicado à produção de discos.
No ano 2000, durante um período de intenso trabalho, entre produções, gravações e shows, Luciano Magno concluiu seu primeiro CD solo instrumental (Polysom/Sony Music) que conta com a participação de ilustres convidados como: Dominguinhos, Naná Vasconcelos e Heraldo do Monte, entre outros.
Todas as faixas do CD são de sua autoria e fazem uma síntese de suas influências.
Composições com grande sotaque brasileiro, aliadas ao requinte do jazz-fusion, estão presentes neste trabalho, que foi, recentemente, citado com muitos elogios em duas revistas nacionais de grande conceito: Guitar Player e Cover Guitarra.
Em 2000, Luciano Magno apresentou seu trabalho solo instrumental no Montreux Jazz Festival na Suíça.
Participou do Festival de Inverno de Garanhuns(PE) em trabalho solo-instrumental. (Julho 2002 e 2003).
Em dezembro de 2003 fez show ao lado de um dos maiores nomes da bossa nova, o violonista e compositor Roberto Menescal, no teatro Santa Isabel, no Recife.
Em Abril de 2004, fez show e workshop ao lado do baixista Arthur Maia, no Teatro Maurício de Nassau.
Luciano lançou seu novo disco em duo com o pianista Fábio Valois, no dia 15/05/2004 no projeto Instrumental em Concerto (Teatro Santa Isabel - Recife). O duo dividiu a noite com Hermeto Pascoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário