quinta-feira, 4 de outubro de 2007

George Russel - The African Game (1983)


Sim, esse é aquele George Russel, o "pai" do Jazz Modal e um dos maiores inovadores do jazz moderno, apesar de ter tido uma carreira marcada pelo ostracismo e com poucas citações ao seu nome. Mas, de fato, George Russel foi um dos maiores teóricos do jazz, e foi o primeiro compositor a inovar a harmonia e a composição usando elementos de outras músicas como as escalas modais, escalas seculares a tanto tempo usadas na música do leste europeu e do oriente médio. Depois dessa contribuição, vários músicos adotaram a forma de composição modal, na qual a base do tema é composta por uma combinação de escalas e o improviso sobre esse tema não é mais sobre acordes, mas sim usando como base as notas dessas respectivas escalas: foi uma forma de ampliar o colorido harmônico através da composição e da improvisação. Isso, Russell já vinha desenvolvendo a muito tempo atrás (desde o início dos anos 50), mas essas idéias só foram abosorvidas por alguns músicos como Bill Evans e Miles Davis alguns anos depois (a partir de 1957).
Este disco, na verdade, foi possível graças a um incentivo financeiro do Estado de Massachussetts e uma certa instituição religiosa de Boston denominada NEA , já que George Russell não teria fundos para fazê-lo acontecer sozinho. Mas considerando a as composições, os arranjos e a liderança, pode se dizer que George Russell mostrou que, numa época onde o espaço jazzístico estava destinado aos chamados Young Lions, ainda era uma mente brilhante e ainda podia abalar o universo do jazz com um trabalho universal e cheio de novas idéias.
1 Event I: Organic Life on Earth Begins
2 Event II: The Paleolithic Game
3 Event III: Consciousness
4 Event IV: The Survival Game
5 Event V: The Human Sensing of Unity
6 Event VI: African Empires
7 Event VII: Cartesisan Man
8 Event VIII: The Mega-Minimalist Age
9 Event IX: The Future?

Nenhum comentário: